sábado, 27 de abril de 2019

Pedagogia da liberdade

Olá, Boa noite.
Após um longo período com muita saudade do que foi o blog na minha vida, fiquei muito receosa sobre o que voltar a escrever. São quase 5 anos depois, pelo menos, e já não tenho aquela mesma vida, nem rotina - que diga-se de passagem S A U D A D E S-.
Depois de muito pensar, decidi começar com uma das minhas grandes paixões: A pedagogia.
Por que liberdade ?
Pois eu acredito plenamente que o único meio de quebrarmos as barreiras sistêmicas de vários âmbitos acontece a partir da educação. E não uma educação iluminada com um que de divina, mas uma educação de desafios, e no nosso país, quase nunca justa.
Vou reunir então alguns apanhados de fatos, pra você vestibulando ou não, que está pensando na pedagogia, e no seu oficio como seu futuro mas não consegue abandonar toda a carga negativa social que colocam em cima de você sobre ela.
Liberte-se:
* Basicamente a pedagogia está em todo lugar, mesmo, já que hoje entendemos que há educação e a continuação dela em todo lugar onde há interação humana. Então você pode encontrar oportunidades desde um mercado pouco espaçoso, como a Pedagogia empresarial, como na educação básica, que é o percurso mais comum dos graduados nessa área.
O que acontece é que a pedagogia é uma área com debates e discussões tão amplas que você com certeza vai encontrar o seu espaço e linha de pensamento para fazer uma ótima contribuição profissional na área que escolher atuar.
* Definitivamente ninguém vai viver os próximos 20/30/40 anos por você, parece óbvio, mas não é, pois ainda hoje muita gente deixa de escolher assuntos e áreas que querem por pressão familiar ou social.
Que a gente considera a opinião de quem amamos é claro, mas o fato é que se você realmente não escolher sinceramente o que quer fazer da vida, naquele momento, quem vai pagar o "preço" do arrependimento é você. Você vai levantar todos os dias pra estudar e futuramente trabalhar numa área que não tem afinidade é você e isso é péssimo, remuneração nenhuma recompensa isso. Portanto se você tem deixado áreas como a educação de lado por opinião dos seus pais, saibam que a opinião deles importas mas o ponto final é seu.
* Remuneração. Eu realmente não acho que deveria estar falando sobre isso, mas se é uma questão importante pra você, sugiro que procure os últimos editais pro cargo que pretende trabalhar e claro o piso salarial no setor privado, que é por onde a maioria começa.
* Uma caixinhas de surpresas todos os dias! Em um ano de experiência na área aprendi que nunca vamos ter todas as respostas, nunca. E o mais mágico é que no geral, as crianças vão te ensinar muito mais do que você a elas. Então tenha em mente que apesar de ser bem desgastante e as vezes ter que dar conta de mais de uma escola pra somar um rendimento financeiro legal, nada vai compensar a gratidão que é a experiência diária da profissão.

Bem curto mas espero que os incentive pelo menos a se aprofundarem na temática, tendo consciência de que apesar de poucos valorizados no nosso país no macro, no micro somos capazes não só de exercer influencia nas gerações presentes como de mudar realidades de famílias inteiras. E acreditem, de sementinha em sementinha construiremos uma realidade melhor!

PEDAGOGIZEM-se      [hahahaha],
com muito amor,
com muito ardor,
a mudança vem de nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário